top of page

Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

 

Rochas: associação natual de um ou mais minerais compativeis entre si e nas condções em que foram geradas

              Monominerálicos: formado por um mineral

              Poliminerálicos: formado por mis que um mineral

 

Mineral: Associação de um ou mais elementos quimicos, dispostos numa rede tridimensional, cristalina, bem definida.

                Anédrico: Com formas geométricas não perfeitas

                Euédrico: Com formas geométricas perfeitas

 

Tipos de minerais:

Alótropos: Formados por um elemento quimico (diferentes substâncias simples formadas por um mesmo elemento quimico)

Polimorfos: Se forem alótropos e apresentarem diferente estrutura cristalina

 

Propriendades utilizades para estudar minerais: óticas, magnétcas, elétricas, radioativas, químicas e  fisicas

 

 

 

 

Principais propriedades dos minerais:

 

- os minerais são corpos sólidos em que as particulas elementares se dispõem de forma ordenada e regular.

- Possuem estrutura cristalina, destiguindo-se dos outros sólidos

- A sua estrutura cristalina depende da natureza das partículas que se irão agrupar: composição química do mineral. E das condições do meio em que o mineral vai cristalizae.

 

A formação da estrutura cristalina de um mineral ocorre por:

- solidificação: materiais fundidos sujeitos a arrefecimento

- sublimação: formação de cristais a partir do arrefecimento de materiais gasosos.

- evaporação: evaporação do solvente com a cristalização dos minerais nele dissolvidos

- precipitação: arrefecimento de soluções saturadas a temperaturas mais elevadas, de que resulta a cristalização do soluto.

 

O motivo cristalino mais vulgar nas rochas é o tetraedo de silício. - compõe o grupo de minerais designados silicatados.

 

. Mais de 95% da crosta da Terra é composta de minerais silicatados (minerais que contem silício e oxigenio ligados a uma unidade de tetaedro)

 

A natureza das particulas elementares conferem a cada mineral propriedades que permitem fazer a sua identificação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Principais etapas da formação das rochas sedimentares:

 

Sedimentogénese e diagénese:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sedimentogénese compreende as seguintes etapas:

 - Meteorização: processo de alteração e desagregação da rocha-mãe devido à sua exposição aos fatores ambientais. A metorização pode ser mecânica ou física.

 - Erosão: consiste na remoção dos fragmentos resultantes da meteorização da rocha - mãe. Os agentes mais comuns envolvidos neste processo são a água, o vento, sendo a gravidade um fator também importante no processo.

 - Transporte: Os fragmentos arrancados pela erosão à rocha-mãe vão sofrer um processo de transporte mais ou menos longo. Os agentes de transporte são a água, o vento e o gelo. Durante o transporte, os fragmentos sofrem uma diminuição de tamanho e um arredondamento gradual devido aos processos erosivos.

 - Deposição/sedimentação: Quando o agente de transporte perde energia, os sendimentos depositam-se de acordo com o seu peso e tamanho em camadas sucessivas.

 

Diagénese: Os sedimentos depositados em seguida vão sofrer um conjunto de transformações físicas e químicas que conduzem à sua consolidação e transformação numa rocha sedimentar. À medida que novas camadas de sedimentos se depositam sobre as anteriores, elas afundam e a pressão aumenta. Esse aumento de pressão provoca a compatação dos sendimentos e a desitratação de forma progressiva. Parte das substâncias em suspensão ou dissolvidas na água intersticial precipitam e originam um cimento que ligam entre si os sedimentos (cimentação)

 

Classificação das rochas sedimentares:

 

Rochas sedimentares detríticas: rochas formadas a partir de clastos, materiais detríticos resultantes da erosão de rochas já existentes e constituidas basicamente por minerais inalterados ou muito pouco alterados. Estas rochas podem ser não consolidadas se os clastos se encontram soltos, ou consolidadas se os clastos estão ligados por um cimento formado por minerais novos num processo de diagénese.

 

Rochas sedimentares quimiogénicas: rochas resultates de sedimentos químicos em solução. São formadas, essencialmente, por minerais de neoformação resultantes da precipitação de substâncias em solução ou por evaporação do solvente (evaporitos).

 

Rochas sedimentares biogénicas: rochas formadas, essencialmente, por sedimentos de origem orgânica, isto é, com origem a partir de restos de seres vivos ou de materiais por eles produzidos resultantes da sua atividade.

 

As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra

 

Fósseis: resto de seres vivos ou simples vestígios da sua atividade contidos nos estratos das rochas sedimentares e contemporâneas da sua disposição.

 

Processos de fossilização:

- Mumificação: os organismo são conservados inteiros e sem alterações, quando são envolvidos por um meio insolante que evita o contato com o oxigénio

- Moldagem: corpo que imprime um molde nos sendimentos que o envolve

- Mineralização: As parte duras são preenchidas por minerais transportados em solução que substituem a matéria orgânica, mantendo-a inalterada a estrutura a forma do orgâo.

- Marcas fósseis: vestígios da atividade dos animais, pegadas, marcas de resptação, ninhos, fezes,...

 

Datação relativa:

- Príncipio da sobreposição: num sequência de estratos em que não ocorreu alteração das posições de formação inicial, qualquer estrato é mais recente do que aquele que está abaixo dele (muro) e mais antigo do que aquele que está acima dele (teto). Este príncipio permite estabelecer a idade relativa de uns estratos em relação a outros

- Príncipio da continuidade lateral: em colunas estratigráficas de dois lugares afastados é possivel relacionar cronologicamente estratos idênticos dos dois locais, desde que as sequências sejam semelhantes.

- Príncipio da identidade paleontológica: estratos pertencentes a colunas estratigráficas diferentes e que possuem conjuntos de fósseis semelhantes têm a mesma idade relativa.

- Príncipio da interseção: qualquer estrutura que intersete vários estratos formou-se depois dele, logo, é recente

- Princípio da inclusão: os fragmentos de rocha incorporados num dado estrato são mais antigos do que ele.

 

Períodos e eras:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Magmatismo:

 

Rochas magmáticas resultam da solidificação ou cristalização de material em fusão

Magma: mistura complexa de materiais rochosos fundidos, de composição silicatada e uma componente gasosa variável.

 

Diferenciação magmática:

À medida que os magmas vão arrfecendo no interior das câmaras magmáticas, verifica-se a cristalização de minerais com estrutura e composição química bem definidas. Uma vez que os materiais cristalizados deixam de fazer parte do magma, formam-se frações magmáticas com composição diferente do magma inicial.

 

Cristalização fracionada: permite a formação sequencial dos diferentes minerais. Durante o arrefecimento do magma, os minerais não cristalizam todos ao mesmo tempo. Primeiro formam-se os mineirais com ponto de fusão maior e de seguida vão cristalizando os outros,

 

Modelo sequencial de Bowen:

- Série descontínua: conrresponde aos minerais ferromagnesianos, cuja estrutura cristalina difere ao longo da sequência de cristalização

- Série contínua: conresponde a minerais do grupo das plagióclases que mantêm a mesma estrutura cristalina ao londo da sequência de cristalização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reflexão:

 

Em relação a esta unidade, não foi das que mais apreciei. Não pela forma que a professora deu a matéria, mas sim pelo facto de não ter simpatizado a unidade. Mas penso que no final da unidade consegui retirar os pontos mais importantes da matéria e agora só tenho de os aprofundar e tentar melhorar esta relação "ambigua" (pois não simpatizeia, mas gosto muito de geologia) e retirar o melhor desta.

 

bottom of page