top of page

Ovelha Dolly

A ovelha Dolly foi criada por transferência nuclear de células mamíferas, após 217 tentativas. O núcleo utilizado foi retirado de uma célula da glandula mamária de uma ovelha de seis anos  (Ovelha Bellinda), onde da célula foi retirado o núcluo, outra ovelha doou um ovulo não fertilizado (Ovelha Fluffy), uma faisca elétrica junta a célula com o ovulo, criando um embrião e uma terceira ovelha gestou a Dolly através desse embrião (Ovelha Lassie). Vale ressaltar que todas estas ovelhas eram de fenótipos diferentes, tendo o objetivo de se obter um maior controle quanto à possibilidade  das caraterísticas destas fémeas serem misturadas. E assim nasceu Dolly, no dia 5 de Julho de 1996, na Escócia, sendo o investigador responsável deste processo de clonagem, o Prof. Ian Wilnut, do Instituto Roslin.

 

Este processo de clonagem foi publicado em 1997, embora tenha sido realizado entre 1995 e 1996.

O nome Dolly terá sido uma referência à cantora Americana Dolly Parton, pois como acima referi, o nucleo foi retirado de uma glandula mamária e Dolly Parton é conhecido pelo seu peito.

 

Varias opiniões sobre a ovelha Dolly e de ela ter sido criada por um processo de clonagem foram feitas. Uns países, por considerarem algo contra a natureza, impuseram medidas jurídicas para impedir o processo de clonagem nos seres humanos. Outros consideraram este processo como um desenvolvimento da ciência. E um terceiro grupo reconheceu esse desenvolvimento, embora considerou que deveria ser utilizado um príncipio de precaução pois era um procedimento que continha riscos.

 

Embora a ovelha Dolly tenha sido muito mediática, ela terá tido uma vida normal, tendo sido mãe no dia 13 de Abril de 1998 de uma ovelha chamada Bonny em 1999 gerou trigémos, embora estes tivessem tido problemas de saúde.

 

Em Janeiro de 2002 foi diagnosticado a Dolly uma doença rara chama artitre quadril. Desconfia-se que isto teha acontecido por ter sido gerada a partir de uma celula adulta de 6 anos e não através de um embrião.

 

No dia 14 de Fevereiro de 2003 foi praticada  Eutanásia a Dolly, pois surgiu-se uma infeção pulmonar a qual não se conseguiu controlar.

 

O seu corpo encontra-se ebalsamado em Royal Museum, em Edimburgo, na Escócia.

 

A ovelha Dolly, e todo este processo de clonagem, abriu muitas portas para a ciência, pois através deste acontecimento pode-se descobrir que se poderia retroceder uma célula adulta até voltar ao estágio de célula embrionária, tendo-se assim uma grande hipotesse de formarmos qualquer tecido. Através desta nova visão, abriu-se portas para a pesquisa de células - tronco, as quais hoje em dias oferecem esperança de tratamento para inumeras doenças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                (http://www.youtube.com/watch?v=_9QGfIk3yoU)

 

 

BiBliografia

 

wttp://www.bioetica.ufrgs.br/dollyca.htm

http://www.ptjornal.com/

http://www.bioetica.ufrgs.br/dollyca.htm

http://veja.abril.com.br/blog/

http://www.ghente.org/temas/clonagem/index_dolly.htm

 

 

 

 

 

bottom of page