top of page

Resumo do documentário

Discovery Channel: DNA - O preço da Evolução

Produzido por Ian Barnes, nos USA

1º PARTE

 

Terá sido feito um inquérito a civis onde se peruntou a sua opinião em relação ao benefício da ciência genética na população, diversas respostas terão sido dadas. Alguns apoiaram, dizendo que este tipo de ciência irá evoluir a medicina, com a descoberta de novas curas, outros estavam contra, defendendo-se que é algo não natural, algo que não é a vontade de Deus.

 

O objetivo da ciência genética é a prevenção de doenças. Sabe-se que a maioria das doenças têm como base a genética, ou seja provêm dos genes dos progenitores.

 

Uma simples molécula de DNA dum ser humano contêm 23 cromossomas da mãe e 23 cromossomas do pai. Os genes dos pais é o que diferencia os seres humanos uns dos outos. Cada pessoa contêm 50% dos genes de cada pai.

 

As doenças genéticas têm origem em mutações genéticas, como por exemplo o cancro da mama, estas doenças são hereditárias e podem ser descobertas através dum exame genético.

 

Estima-se que alguns genes têm a função de produzir proteinas, acredita-se, também, que muitos dos genes de um indivíduo são inúteis, não desenvolvendo alguma atividade específica.

 

Prevê-se que daqui a alguns anos se possa descobrir, através de um exame genético, se uma pessoa está propícia a ter certos e determinados tipos de doenças, nestes casos terá de haver uma privacidade genética, ou seja, por exemplo, se uma pessoa fizer um serguro de saúde, terá de fazer um check - up, que inclui esse exame, acabando assim por os seguros serem caros, pois irá-se descobrir todas as doenças a que a pesssoa está propíca a ter.

 

Hoje em dia já se usa este tipo de ciência para se ter filhos saudáveis, através do diagnóstico pré - implementação: processo a qual analisam o embrião com o objetivo de descobrir algum gene mutante, ao ver se esse embrião não o tem, implementam-no no útero da mãe.

 

Prevê-se que no futuro se possa escolher os genes e assim criar o filho da forma que se pretende, algo que resumiria a população à engenharia.. A maioria da população não aceita esta realidade, pois trata-se de manipular os genes para se ter um filho perfeito.

 

2ª PARTE

 

A terapia dos genes: processo a qual se coloca os genes nas celulas de uma pessoa com o objetivo de tratar uma certa doença.

Este tipo de tratamento tem vindo a ser alvo de críticas pelos seus riscos iminentes: morte, ficar imune às terapias ou resultar outras doenças.

 

Embora haja riscos, é necessário arriscar para a ciência evoluir, como no caso do transplante de coração, nos anos 60 era impensável acontecer, hoje em dia é algo comum.

 

O cacncro é das doenças que mais mata, sendo esta uma mutação de genes, ao desevolvermos as terapias de genes, poderá-se prevenir o cancro.

 

Uma nova técnica está a ser desenvolvida por uma professora, onde o seu objetivo é exterminar a celula RNA que contém a mensagem do cancro. Embora esta tecnica irá demorar algum tempo até estar pronta a ser testada. Mas acredita-se que se for possivel, então esta poderá ser uma das maiores conquistas da medicina.

 

Esta tecnica tem como principal ponto a clonagem , neste caso a clonagem de orgãos. No japão é algo que já se realizou.  Foi feita a clonagem dos olhos de uma rã e implantaram-nos nessa mesma espécie, algo que foi bem sucedido. Agora a próxima estapa será a clonagem de um coração.

 

Em Massachuets, USA, estam-se a clonar embriões de forma a se poder clonar orgãos humanos, embora isso só irá acontecer daqui a alguns anos. A controvêrsia desta situação é que ao usarmos esse embrião, é uma vida que se perde, sendo assim esse embrião deveria ter os mesmos direitos que um ser humano. Há quem acredite que a mãe natureza irá contra a clonagem.

 

 

bottom of page